O vereador do PS na Câmara de Amares, Pedro Costa, chamou esta quinta-feira à atenção para um “problema grave de saúde pública”, na Avenida de Santo António, em Ferreiros, onde um conjunto de comerciantes se queixou da existência de uma praga de ratos. “Há registos de ratos a entrar nas lojas e, embora haja culpa de privados, temos nós, enquanto Câmara Municipal, de fazer alguma coisa, porque é urgente intervir no espaço público”, referiu esta quinta-feira em reunião do executivo camarário.
Na resposta, o presidente da autarquia, Manuel Moreira, lembrou que no ano passado foi feita uma desratização naquele local, sublinhou que a Câmara tem acompanhado a situação, mas também apontou culpas aos privados.
“Os ratos saem das caixas de saneamento do condomínio, por isso terá que ser o condomínio a intervir nessa parte. Nós apenas podemos intervir – e vamos fazê-lo – no exterior”, explicou.
Para o autarca, há também uma “questão de cidadania” e de «”ducação ambiental” pelo facto de serem deixados sacos de lixo na rua em dias em que não há recolha.
Por isso, acrescentou, a Câmara vai desenvolver diversas acções de sensibilização para essa problemática, a incidir particularmente nos mais jovens.
Também o vereador independente Emanuel Magalhães se pronunciou sobre o assunto, considerando que “o município tem obrigação de intervir quando se coloca um problema de saúde pública”.
Além da Avenida de Santo António, haverá ainda uma outra situação, na Praceta Manuel Janela, onde alguns moradores também já se terão queixado da presença de ratos.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)