A Rota da Laranja comemora este ano uma década. Um facto que não vai passar em claro pela organização deste passeio que, ao longo dos anos, tem promovido o concelho de Amares. Por isso, este ano a organização do evento, o Pedalares e Município de Amares, vai levar a cabo uma série de iniciativas para comemorar os 10 anos da Rota da Laranja.
Assim, a partida do passeio, que habitualmente acontecia no Largo Gualdim Pais, vai ser na Ponte do Porto (românica). Os 300 participantes (as inscrições estão esgotadas) levam também para casa um Jersey comemorativa dos 10 anos do passeio e ainda uma medalha.
Outra das novidades deste ano é o facto das três quintas que produzem vinho em Amares (Quinta de Amares, Terras de Amares e Solar as Bouças) associarem-se à iniciativa. O percurso de 40km (com dificuldade média/alta) passa por vários pontos emblemáticos do concelho e vai também percorrer essas três quintas vinícolas, como forma de “promover os vinhos de Amares”.
“Vamos continuar a apostar nesta forma de divulgar o concelho de Amares. A laranja, simbolicamente, e os vinhos são dois dos grandes produtos económicos de Amares que estão associados a esta iniciativa. A Rota da Laranja há muitos anos que promove o Concelho além fronteiras”, disse o presidente da Câmara, Manuel Moreira, que esteve acompanhado pelo vereador do Desporto, Isidro Araújo e por Pabelo Marques e Filipe Vieira, da organização.
“Por motivos de organização do passeio as inscrições estão fechadas. Apenas podemos receber 300 participantes. Temos muitos que vieram de França, Luxemburgo e Espanha de propósito para estarem connosco. A promoção do concelho e de uma vida saudável através do desporto é um dos grandes objectivos desta prova, para além da promoção do Concelho através das suas paisagens, monumentos e produção vinícola”, frisou Pabelo Marques.
A 10.ª edição da Rota Laranja está marcada para o dia 21 de Maio, pelas 9h00, na Ponte do Porto e a chegada para o Largo Gualdim Pais, em Amares, com um almoço convívio (porco no espeto). A Rota da Laranja terá igualmente uma vertente solidária, pois um 1 euro de cada inscrição (300 euros) são para a delegação da Cruz Vermelha de Amares.
AV (CP 3055)