Amares vai estar representada, pela primeira vez, no ‘Marché Portugais 2016’, em Cenon, perto de Bordéus (França). Trata-se uma montra da gastronomia e do artesanato português, através da qual o concelho leva, além-fronteiras, um pouco da sua identidade, cultura e dos seus produtos mais emblemáticos, nomeadamente o vinho verde, a laranja e seus derivados, bem como o azeite, a uma região onde residem muitos emigrantes de nacionalidade portuguesa.
O certame, que serve de vitrina para que as várias regiões representadas exibam as especificidades do seu território e os seus produtos âncoras conta, para além dos produtos e expositores do concelho de Amares, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, e do vice-presidente, Isidro Araújo, que reconhecem no ‘Marché Portugais’ “uma excelente oportunidade para mostrar o potencial do concelho e captar novas propostas de investimento no mercado externo”.
Manuel Moreira: “Projectar a Marca Amares”
“A presença neste certame internacional valoriza e promove o concelho de Amares no estrangeiro junto dos nossos emigrantes, abrangendo também uma grande parte dos emigrantes naturais ou com ligações afectivas com o Minho”, sublinha Manuel Moreira, que considera que “a projeção da marca Amares no estrangeiro é uma estratégia fundamental para catapultar o município amarense que tem uma forte aposta na política de turismo, procurando também captar mais investidores para Amares e os seus produtos”.
No stand reservado ao concelho de Amares, para além dos produtos em exposição, serão, ainda, realizadas provas e estar à venda os produtos mais característicos do concelho, bem como distribuídos panfletos e brochuras promocionais do concelho para despertar o interesse dos visitantes pela região.
A sétima edição do ‘Marché Portugais 2016’, organizado pela Associação Alegria Portuguesa, de Gironde, decorre nos dias 27, 28 e 29 de Maio, na vila de Cenon, localizada muito perto da cidade de Bordéus, um dos grandes centros da emigração portuguesa.