O PCP vai questionar por escrito o governo sobre a requalificação do Mosteiro de Rendufe. A decisão surge na sequência da “ausência” de resposta às questões colocadas pelo grupo parlamentar comunista ao ministro da Cultura na Assembleia da República, no decorrer da discussão, em sede de especialidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2017.
Em comunicado às redacções, a deputada Carla Cruz afirma que, quando inquirido pelo PCP sobre “a disponibilidade do Governo para alocar uma verba do orçamento da Direcção Regional de Cultura do Norte para realizar uma candidatura, no âmbito dos fundos comunitários, que contemple um plano integrado de reconstrução e requalificação, assim como um estudo das potencialidades de aproveitamento do conjunto dos edifícios”, o ministro Luís Filipe Castro Mendes “apenas confirmou a integração do Mosteiro de Rendufe na candidatura -Rota dos Mosteiros-, candidatura já conhecida”.
“Porém, às questões específicas colocadas não foi mencionada qualquer resposta”, refere a parlamentar comunista, eleita pelo Círculo de Braga.
Assim, face “à ausência de referência à proposta apresentada pelo PCP”, a deputada “irá questionar por escrito o Governo”.
No comunicado, Carla Cruz lembra o grupo parlamentar comunista tem, além de contactos com a Associação de Amigos do Mosteiro, “exigido dos sucessivos governos resposta acerca dos planos para a intervenção e recuperação do imóvel”.
FG (CP 1200)