Os seis líderes da União Europeia concordaram que Ursula von der Leyen, António Costa e Kaja Kallas devem ocupar os cargos mais altos nas instituições europeias, avança o Politico que cita cinco funcionários da UE.
O nome dos três candidatos é avaliado na cimeira desta quinta-feira.
Se for dada luz verde, a alemã Ursula von der Leyen, o português António Costa e a estoniana Kaja Kallas ficam responsáveis pela Comissão Europeia, pelo Conselho Europeu e pela diplomacia europeia, respectivamente.
Tal como explica o jornal, depois do consenso desta terça-feira por parte de Kyriakos Mitsotakis e Donald Tusk (pelo Partido Popular Europeu), Pedro Sánchez e Olaf Scholz (pelos socialistas) e de Emmanuel Macron e Mark Rutte (pelos liberais), os três nomes são discutidos uma reunião dos líderes da União Europeia, marcada para esta quinta-feira em Bruxelas.
Se houver acordo, os três nomes são aprovados.
Segundo fontes europeias ouvidas pela Lusa, os negociadores chegaram a acordo partidário (que é preliminar) sobre estes nomes após uma reunião por videoconferência na segunda-feira à noite, que incluem também o de Roberta Metsola, que deverá ser reconduzida no cargo de presidente do Parlamento Europeu, apesar de não fazer oficialmente parte do pacote por não ser escolhida pelo Conselho Europeu.
Com Agências