O primeiro-ministro, António Costa, defendeu esta quarta-feira que só com a escola pública é possível garantir a igualdade de oportunidades para todas as crianças e renovou o compromisso do Governo na generalização do pré-escolar.
“É a demonstração de como aquilo que garante a igualdade de oportunidades para todas as crianças e que todas as crianças possam ter o ensino de melhor qualidade é a escola pública onde o Estado, as autarquias, em conjunto com as famílias, podem dar a qualquer criança”.
O primeiro-ministro defendeu que o “grande investimento que o país tem que fazer é na educação”, renovando o compromisso do executivo na generalização do ensino pré-escolar a todas as crianças entre os 3 e os 5 anos.
Além do pré-escolar, Costa defendeu também que esse investimento deve prever a oferta de oportunidades de estudo à geração adulta que não conseguiu frequentar o ensino por ter tido necessidade de trabalhar precocemente e que hoje carece de formação para “estar preparada para o futuro”.
FG (CP 1200) com Lifestyle