O primeiro-ministro afirma, em artigo de opinião publicado este sábado no Diário de Notícias, que o Orçamento de Estado para 2016 provará que “é possível reverter o empobrecimento, cumprir a Constituição” e ao mesmo tempo “garantir finanças públicas equilibradas.
Num artigo intitulado ‘Ano novo, tempo novo’, António Costa assinala os primeiros 20 dias de governação e reporta os passos que o governo está a dar para cumprir “o compromisso eleitoral da viragem da página da austeridade na realidade do quotidiano dos portugueses”.
Costa escreve que o ano que agora se inicia será caracterizado pela “urgência de relançar a economia portuguesa e de recuperar as fracturas sociais da austeridade, de combate à precariedade”.
“Mas a este tempo de urgência junta-se uma visão estratégica de reforço da cidadania, modernização da economia e do Estado, de desenvolvimento do país que assentará nos pilares do conhecimento: a cultura, a ciência e a educação”, adianta o líder do PS, sublinhando que “também é necessário concretizar, ao nível da concertação social, um acordo de concertação estratégica, a par com o desbloqueamento da contratação colectiva”.
FG (CP1200)