O presidente da Câmara Municipal de Barcelos visitou, esta quinta-feira, a APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão e inteirou-se da pretensão da instituição em requalificar e ampliar as suas instalações, situadas na freguesia de Tamel S. Veríssimo.
Acompanhado pelos vereadores da Acção Social, António Ribeiro, e da Cultura, Elisa Braga, além de técnicos municipais, Mário Constantino Lopes ouviu Diana Fernandes, directora de serviços da APACI, a sublinhar que o projecto de intervenção na ‘casa’ visa aumentar a capacidade de resposta e requalificar o edifício, construído há cerca de 30 anos.
O projecto de intervenção, com um custo previsto de 1,4 milhões de euros, já recolheu pareceres favoráveis de diversas entidades, pelo que a associação já está a desenvolver uma campanha de angariação de fundos para que a obra seja uma realidade.
Neste momento, em S. Veríssimo, a APACI dá respostas ocupacionais a 80 utentes, 28 dos quais em regime de acolhimento residencial.
O projecto de intervenção, com um custo previsto de 1,4 milhões de euros, já recolheu pareceres favoráveis de diversas entidades, pelo que a Associação já está a desenvolver uma campanha de angariação de fundos para que a obra seja uma realidade.
Após a apresentação de um vídeo que retrata o dia a dia das actividades do CACI – Centro de Actividades para Capacitação e Integração – houve lugar a uma visita guiada pelos diversos espaços do equipamento, que terminou com uma performance encenada pelo Grupo de Teatro da APACI.
A associação foi fundada em 7 de Abril de 1978 por Aníbal Rodrigues de Araújo, em colaboração com outras personalidades, algumas das quais pais de crianças com deficiência. É uma instituição de solidariedade social que tem por objectivo, segundo os seus estatutos, a promoção intelectual, moral e social das crianças inadaptadas, com vista à sua perfeita adequação ao meio e à sua integração na sociedade como elementos válidos da mesma, a quem deva e possa dar idêntico tratamento e igualdade de oportunidades.