O Centro da Juventude de Braga recebeu, esta terça-feira à noite, a a apresentação do livro ‘O Trabalho da Juventude e a Juventude face ao Trabalho. O caso dos jovens de Braga’ da autoria de Eduardo Duque, professor da Universidade Católica Portuguesa, e de José Durán Vásquez, professor da Universidade de Vigo.
Presente na sessão o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio considerou o “livro muito interessante que, desde logo, está alinhado com os objectivos do Observatório, de a cada momento termos acesso a informação estruturada, trabalhada academicamente, que nos dê um retrato da realidade do nosso território, em particular numa área que é prioritária para nós, como é a área da juventude, para que possamos formatar melhores políticas públicas, para podermos corresponder aos anseios e necessidades desta população, no desenvolvimento deste território; e, ao mesmo tempo, podermos, com base nesses dados, garantir as condições para que Braga continue a ser um território atractivo, e tenha uma presença marcante e que é um pilar do nosso crescimento”.
O autarca salientou que a obra dá não só os dados estatísticos sobre os jovens e a sua inserção no mercado de trabalho, mas também numa dimensão “mais valorativa”, que também “é muito importante, que é a maneira como eles próprios encaram essa mesma relação e a sua inserção no mercado de trabalho, o que é algo muito importante”.
Este livro investiga a relação complexa entre a juventude e o trabalho, com ênfase nos jovens de Braga. Através de uma análise histórica, mostra como o trabalho evoluiu de uma actividade desvalorizada para um elemento central na sociedade.
No contexto actual de precariedade laboral, explora como os jovens percebem o trabalho em relação à educação, lazer e consumo. Utilizando dados do Inquérito aos Jovens do Observatório do Emprego Juvenil do Município de Braga, a obra analisa não só as condições de emprego, mas também as atitudes e valores dos jovens.
Estruturado em três partes, este livro oferece uma reflexão sobre os desafios e as aspirações da juventude contemporânea e o futuro do trabalho.