Arcos de Valdevez oferece até junho uma agenda cultural para a primavera e de lazer diversificada, para todos os gostos e idades. Ao todo são duas dezenas de iniciativas de música, teatro, cinema, exposições, desporto e grandes eventos
Esta agenda arranca com o espetáculo de Eduardo Madeira na Casa das Artes e o desfile dos ‘Bois da Páscoa’, que traz até às principais artérias da vila os melhores exemplares da raça bovina, propriedade dos seis talhos aderentes, que apresentam os corpulentos e bem enfeitados animais, cangados à moda antiga. O desfile que conta ainda com a participação de 13 Ranchos Folclóricos e Rusgas, vestidos à época, com os trajes regionais.
A Páscoa tem um lugar especial em Arcos de Valdevez. A Semana Santa decorre de 12 a 20 de abril, arrancando com o Concerto da Paixão pelo coro Vox Luminis e Orquestra/Coro do CAV, na Igreja da Misericórdia e englobando os vários momentos religiosos relativos a esta celebração.
O Concerto de Páscoa com Rui Massena acontece no dia 19, no Centro Interpretativo do Barroco; nos dias 18 e 19 o Paço de Giela volta a receber a iniciativa ‘Sai da Casca e Vem ao Paço’ com atividades para toda a família, e nos dias 18 e 20 é exibido na Casa das Artes, o filme ‘O Rei dos Reis’.
25 de ABRIL E EXPOVEZ
No âmbito das comemorações do 25 de Abril realiza-se no dia 26 de abril, no auditório da Casa das Artes, o concerto de ‘Rão Kyao a Zeca Afonso’.
No dia 30 de abril, Dia Mundial da Dança, a Casa das Artes recebe o Coletivo Camafeu com o espetáculo ‘Outros Lugares’.
Em maio destaca-se a realização da EXPOVEZ – Feira do Alto Minho, certame que decorre de 2 a 4 de maio e tem como objetivo promover a economia da região, mostrando a dinâmica que o tecido empresarial possui. Este ano conta com cerca de 120 expositores e a participação de cerca de 100 empresas. Da programação deste evento o destaque é a atuação dos D.A.M.A, no dia 2 de maio.
Nos dias 10 e 11 de maio, acontece mais um Arcos à Mesa – ‘ Cabrito’, que conta com a participação de 18 restaurantes que servirão à mesa o melhor que a nossa gastronomia oferece.
No âmbito das comemorações dos seus 35 anos de carreira, a artista brasileira Luana Piovani apresentar ‘Cantos da Lua’, no dia 17 de maio, na Casa das Artes.
A artista convida o seu público a dividir o palco com ela, num espetáculo que mistura teatro e música. Em cena, combina histórias pessoais com números musicais convidando o espetador a visitar o campo íntimo da sua trajetória como atriz.
‘AMIGOS DA TRETA’ E LINDA MARTINI
Já Jorge Gabriel apresenta o espetáculo ‘Filhas da Mãe’, no dia 24 de maio. Este novo espetáculo apresenta um programa de televisão único em Portugal, ‘A minha vida dava uma banda sonora’. É um espetáculo repleto de alegria, diversão e muita gargalhada, acompanhado de um elenco de bailarinos e muita música.
No dia 31 de maio acontece a Romaria de Nossa Senhora do Castelo, com a celebração da Eucaristia e Peregrinação até ao Santuário de Nossa Senhora do Castelo. Esta celebração movimenta centenas de pessoas e decora com tapetes floridos as artérias principais do burgo arcuense.
Em Junho sobem ao palco da Casa das Artes os Linda Martini, uma banda incontornável da música portuguesa dos últimos 20 anos, e o espetáculo cómico ‘Amigos da Treta’ com José Pedro Gomes e Aldo Lima. Um projeto que nasceu em 1997 e se tornou um fenómeno.
Desta programação e primavera também fazem parte iniciativas desportivas, apresentações de livros, sessões de cinema para todas as idades e visitas à diáspora.
AÇÕES DE PROMOÇÃO NA DIASPORA
- 11, 12 e 13 de abril – Feira dos Produtos Regionais Portugueses e da Ruralidade – Nanterre
- 17, 18 e 19 – Décines – Charpieu
- 6 e 7 de Junho – La Fête de la Morue – Ville de Bègles
- 13, 14 e 15 de Junho – Feira Lusitana de Toulouse
- Feira de Portugal – Ambarès et Lagarve (data a confirmar)
- Feira de Dammarielés- Lys (data a confirmar)