A Arquidiocese de Braga vai oferecer ao Papa uma Senhora do Sameiro ilustrada sobre uma telha lusa, representando “simbolicamente” um presente de todos os lares da arquidiocese de Braga. O presente é entregue no dia 13 de Maio, durante a visita de Papa Francisco a Portugal.
A autora da peça, Fátima Mendes, pintora vilaverdense de cerâmica especializada em azulejaria barroca, idealizou e propôs este conceito à arquidiocese de Braga. D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, recebeu com regozijo a ideia e deu o seu apoio.
“A telha, como matéria de suporte da figura da Senhora do Sameiro, representa a casa de todos, o tecto. A nobreza de materiais como a prata ou o ouro foi preterida propositadamente para não atribuir à peça valor material, sublinhando a sua simplicidade, aliada ao simbolismo que ela representa”, refere a Arquidiocese.
O conceito foi materializado em três meses, incluindo teste dos materiais. Na peça foram aplicadas técnicas “complexas e invulgares”, como o cristal líquido para fixar e proteger a imagem e a aplicação de emulsão de polímero, para a obtenção do relevo das nuvens.
Durante a fase de testes foram produzidas duas cópias. Uma delas foi oferecida à Arquidiocese de Braga e vai estar em exposição, nos dias 6 e 7 de Maio, na Igreja nova de Vila de Prado, freguesia onde reside e trabalha a autora da obra.