Art-Map ‘Pensar Barroco’ é um projecto artístico que visa mapear Portugal com arte. O projecto organiza anualmente exposições de arte contemporânea de grande escala em diferentes cidades, convidando artistas portugueses e estrangeiros, conhecidos e emergentes, para fascinar-se com a autenticidade das localidades, viver a história e expor nas melhores galerias.
Este ano, entre este sábado e 9 de Setembro, o Art-Map apresenta-se em Braga com 270 obras em nove edifícios históricos da cidade: pinturas, esculturas, instalações, fotografia e vídeo arte, arte sonora e livros de artistas. O circuito inaugural do evento decorre arranca às 15 horas, tendo início na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
O evento inclui também várias residências artísticas, conferências com os artistas, workshops, uma performance do duo teatral espanhol Balázs Várnai e Mercé de Rande e um concerto do lendário Homem do Trigo.
O circuito percorre os seguintes locais: 15h30 nas Termas Romanas do Alto da Cividade; 16h00 no Palácio do Raio; 16h30 na Livraria 100.ª Página; 17h00 na Galeria Privada Mestre Alberto Vieira; 17h30 na Casa dos Crivos; 18h00 no Edifício do Castelo/Rua do Castelo; 18h30 no Museu da Imagem e 19h00 na Galeria da Antiga Estação CP.
Este Festival-Roteiro das Artes convida os visitantes a orientarem-se pelo mapa e, num dia, visitar os nove espaços no centro da Cidade, usufruindo da exposição da arte contemporânea organizada com curadoria de Madina Ziganshina.
Os nove destinos são: Galeria da Antiga Estação, Museu da Imagem, Largo do Paço, Casa dos Crivos, edifício do Castelo/Rua do Castelo, Palácio do Raio, Biblioteca Lúcio Craveiro, Termas Romanas do Alto da Cividade, Livraria Centésima Página e Edifício INATEL (Avenida Central).
O escultor bracarense Alberto Vieira preparou ainda, especialmente para esta edição de Art-Map, uma obra na entrada da sua galeria, na rua de São Vicente 47.
Os 80 artistas participantes foram seleccionados a partir de 311 propostas recebidas para expor em Braga e são representantes de 21 países, incluindo, além da UE, Israel, Índia, Dubai, EUA, Cuba, Canadá, Brasil e Costa Rica. Entre eles, estão artistas portugueses como Alberto Vieira, Carlos Araújo, Carlos Teixeira, Patrícia Ferreira e Costa Araújo.
‘Pensar Barroco’ foi o desafio proposto aos artistas para revitalizar nas suas criações os motivos do barroco, estudando o estilo e os seus conceitos e como se pode manifestar na contemporaneidade.