O Artbeerfest Caminha 2023 teve um impacto económico no concelho da ordem dos 5,6 milhões de euros, concluiu um realizado por investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e do Politécnico de Viana do Castelo. A investigação conclui ainda que o frequentador-tipo do evento é homem, jovem, solteiro, funcionário do sector privado e gosta de experimentar cervejas novas e diferentes em grupo.
Na apresentação do documento, esta quarta-feira, o presidente da autarquia caminhense, Rui Lages, considerou o Artbeerfest “um evento-âncora”, que leva ao concelho milhares de pessoas, “projectando Caminha”.
O estudo, denominado ‘Artbeerfest Caminha 2023. Caracterização do comportamento do consumidor e avaliação dos gastos globais dos visitantes’ tem como autores Susana Rachão, Goretti Silva, Carlos de Oliveira Fernandes, Veronika Joukes e Carla Ferreira.
A investigação, financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, decorreu durante o showcase/marca Festival Artbeerfest Caminha, realizado entre 13 e 16 de Julho de 2023.
No capítulo sobre a caracterização do comportamento do consumidor e avaliação dos gastos globais dos visitantes, o estudo conclui que “em termos de impacto económico global, estima-se que a despesa global gerada pelo total estimado de turistas (13.230) foi cerca de 4.175.158,56 euros, enquanto a despesa global gerada pelo total estimado de excursionistas (21.770) foi de cerca de 1.381.653,89 EUR, totalizando 5.556.813 euros”.
O estudo reitera que “o Artbeerfest Caminha 2023 consolidou-se como um marco anual na promoção da cultura cervejeira, reunindo entusiastas e apreciadores num ambiente vibrante e acolhedor”.
FREQUENTADOR-TIPO
Considera pertinente, através deste estudo, concluir que: os frequentadores do certame são maioritariamente homens, jovens (média de 36 anos), solteiros, com mestrado e funcionários do sector privado; mais de metade vive em Portugal, com especial destaque para os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga; experimentar cervejas novas e diferentes é uma das principais razões para participar no festival; a maioria dos inquiridos já esteve presente numa ou mais edições do festival e, em média, permanecem dois dias.
Por outro lado, a recomendação de amigos e familiares surge como principal meio de divulgação do evento, seguida das redes sociais; a maioria ficou na sua residência habitual (casa própria), e participou no festival em grupos de duas a quatro pessoas; a maioria é consumidor frequente de cerveja, e consideram que possuem bons conhecimentos sobre cerveja artesanal; o ambiente e a cerveja foram os atributos que os inquiridos mais apreciaram.
Os turistas correspondem a 37,8% dos participantes, com um gasto médio de 315,58 euros; os excursionistas correspondem a 62,2% dos participantes, com um gasto médio de 63,47 euros; em média, os turistas gastaram 122,57 EUR em alojamento, optando pelo alojamento local (AL)/Airbnb, avaliando-se, como se referiu, o impacto económico global gerado pelo Artbeerfest Caminha 2023.
NOVA DATA
O Festival de Cerveja Artesanal regressa a Caminha entre os dias 11 a 14 de Julho. O evento, criado em 2013, inclui degustações, gastronomia, provas comentadas, master classes e labshops, animação de rua, concertos e performances. É organizado pela OG & Associados e pela Câmara Municipal de Caminha.