A Feira do Fumeiro, Artesanato e Vinhão de Ponte da Barca está de regresso à Praça da República já nos próximos dias 29, 30 e 31. Com inauguração marcada para as 18 horas, a iniciativa, promovida pela Câmara Municipal em parceria com a RZ Eventos, contar com mais de três dezenas de expositores da região Transmontana e do Alto Minho.
Este ano a feira conta ainda com a participação de três pastelarias locais (Cascata, Liz e Doce Lima) e os seus doces tradicionais. O certame integra também uma mostra de fumeiro de vinho verde produzido em Ponte da Barca.
Para além do artesanato local, estarão presentes vários trabalhos executados com cortiça, vidro, madeira, lãs, entre outros. Não faltará também o excelente Vinho da Adega Cooperativa de Ponte da Barca com especial destaque para o Vinhão.
A iniciativa visa atrair visitantes ao concelho de Ponte da Barca e, segundo a vereadora da Cultura, Sílvia Torres, “dar ainda mais visibilidade aos produtos confeccionados de modo típico e genuíno, conquistando os visitantes pela qualidade dos produtos em exposição, que vão desde o tão afamado fumeiro, até ao seu acompanhante ideal: o vinhão, objectivo que tem sido amplamente conquistado com um aumento significativo de visitantes ao longo dos anos”.
À gastronomia há que juntar ainda o artesanato regional diversificado e um programa de animação bastante apetecível, estando deste modo reunidos todos os ingredientes para o sucesso desta feira, refere Sílvia Torres.
Animação musical
O certame é complementado com um vasto programa de animação que inclui a atuacção da Hinoportuna, Tuna do Instituto politécnico de Viana do Castelo (dia 29, às 21h), do grupo musical ‘Sexta às 9’ (dia 30, às 21h), e dos Ranchos Folclóricos de Bravães, Lavradas e Crasto (dia 31, a partir das 15h).