A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, em Setembro, mais de 116 mil camisolas contrafeitas numa indústria têxtil em Barcelos, num valor superior a 52 mil euros, anuncia aquela força, em comunicado divulgado esta quinta-feira.
Aquela entidade explica que o material foi apreendido no decorrer de uma cação inspectiva de combate à violação dos direitos de propriedade industrial, designadamente os ilícitos de contrafacção, imitação e uso ilegal de marca.
Em resultado daquela acção, informa a ASAE, «foram instaurados os respectivos inquéritos crime pelos ilícitos de venda ou ocultação de produtos contrafeitos e imitação ou uso ilegal de marca, sendo de salientar que o visado é reincidente na prática desta actividade ilícita».
No total foram apreendidos 116.118 artigos têxteis – camisolas de marcas conceituadas -, num valor que ascende a cerca de 52.222 euros.
A nota lembra ainda que a contrafacção constitui um “crime precedente do branqueamento de capitais e está frequentemente associado a infracções do foro tributário, laboral e ambiental, com elevado impacto nestes domínios”.