A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira o projecto de resolução que recomenda ao governo a construção da barra de Esposende.
O parlamento recomendou ao executivo de António Costa que “adopte as medidas necessárias para garantir a melhoria das condições da Barra de Esposende, designadamente a reconstrução do molhe norte”.
A resolução, apresentada por iniciativa do PCP, recomenda ainda “a intervenção na barra, a dragagem do canal de navegação, a reposição da restinga, entre outras e que assegure que na elaboração e execução do projeto são tidas em conta as várias dimensões: ambiental, social, segurança e proteção civil”.
No projecto de resolução, proposto pela deputada comunista Carla Cruz, lembra-se que “Esposende tem uma comunidade piscatória que ao longo dos anos, e em virtude da não resolução dos problemas com que se confronta e das intempéries que têm assolado a orla costeira, tem vindo a diminuir”.
O documento sublinha que “o problema da Barra de Esposende está há muitos anos diagnosticado, tendo sido levado a cabo um projecto de ‘Melhoria da Barra do Cávado’ da autoria do IPTM, tendo o mesmo sido submetido a um processo de avaliação do impacto ambiental (2006), mas desde essa data e apesar de várias promessas de sucessivos Governos o problema não foi resolvido”.