Abriram esta quarta-feira, e encerram a 22 de Maio, as candidaturas para o Concurso de Cascatas Sanjoaninas 2017, promovido, pelo terceiro ano, pela Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB).
Depois da recuperação das tradicionais Cascatas de São João em 2014, a AFSJB volta a propor a recriação dos vários ambientes sanjoaninos em formato de cascata, desafiando todas as associações e juntas de freguesia de bracarenses a participarem na edição deste ano. As três melhores cascatas recebem prémios até mil euros. A abertura oficial da exposição está agendada para o dia 15 de Junho.
Para o presidente da AFSJ, o “sucesso” das três edições passadas fundamenta a “aposta contínua na salvaguarda das Cascatas Sanjoaninas”.
“Desde 2014 que, graças a este concurso, conseguimos envolver parte significativa da comunidade bracarense. É notório o empenho e apreço atribuídos ao respectivo concurso não só por parte dos grupos responsáveis pela construção das Cascatas, mas também por todos os quantos visitam a exposição das Cascatas durante as festas”, afirma Rui Ferreira, acrescentando que “a ligação às freguesias e associações é a chave para o êxito deste concurso”.
A empresa A. Pedro & Braga é o parceiro associado ao concurso, cobrindo todas as despesas. Este ano, o representante da empresa patrocinadora do evento e o artista bracarense Alberto Vieira juntam-se ao leque de jurados, habitualmente constituído por um elemento da Associação de Festas, da Câmara Municipal e da Entidade de Turismo Porto e Norte.
Em 2016, a Associação JovemCoop (União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João de Souto) foram os vencedores, com o Agrupamento de Escuteiros 1 Sé (União de Freguesias de Maximinos Sé e Cividade) e Centro Novais e Sousa (União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto) a ocuparem o segundo e terceiro lugares.
O regulamento e modo de inscrição pode ser consultado no site do São João de Braga.