A associação minhota Meninos de Bissauzinho partiu, esta quinta-feira, de Braga, rumo à Guiné-Bissau onde vai entregar material escolar, nomeadamente quadros, mesas e cadeiras para criar uma primeira sala de aula, na localidade, que é vizinha de Bissau, dela distando 20 quilómetros.
Liderada por Manuel Beninger, que preside, a caravana, com 12 membros, viaja, em quatro veículos todo-o-terreno, por Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal.
Beninger revelou que será entregue material para uma sala de aula para 18 alunos e que os quatro veículos todo-o-terreno ficam na Guiné para apoio às atividades locais da Associação. Até ao momento, a associação já enviou seis contentores, com material escolar, livros, roupa, e brinquedos.
Em Portugal, a associação tem sede em Barroselas, Viana do Castelo, e conta com 80 voluntários, desde escuteiros a praticantes de clubes desportivos, que fazem provas de btt, Caminhada e Free Run, entre outras.
Os fundos angariados deste modo e através de empresas, servempara custear o envio. Na Guiné, conseguiu a isenção de taxas alfandegárias, já que se trata de ajuda humanitária de uma ONG (Organização Não-Governamental). “O céu é o nosso limite”, acentua Manuel Beninger.
Luís Moreira (CP 8078)