A segunda edição da Meia Maratona de Braga, que se realiza este domingo, conta a participação de atletas de mais de duas dezenas de nacionalidades e espera ultrapassar o número de inscritos do ano passado. Um percurso mais plano promete que os atletas superem os registos anteriores.
Nomes como o queniano Nicodemus Biwott, José Moreira e Rui Pedro Silva, do Sporting CP, Ricardo Vale, Pedro Mendes e Mihail Lalev, do SC Braga, ou Carla Salomé Rocha e Doroteia Peixoto, já fazem parte da lista de inscritos na prova, apresentada esta quarta-feira.
A primeira edição da prova contou com participantes de 14 nacionalidades, sendo que mais de 100 eram oriundos da vizinha Espanha. Para além da Meia Maratona (21km), o evento conta também com uma caminhada de 6 km sem fins competitivos.
“A Meia Maratona em Braga representa uma peça de um puzzle bastante mais alargado. Este é mais um contributo para que a cidade continue a acolher eventos de grande qualidade nas várias modalidades desportivas e com os melhores atletas nacionais e internacionais a competir”, explicou Ricardo Rio, lembrando que a eleição de Braga para Cidade Europeia do Desporto em 2018 “é resultado da estratégia municipal, adoptada pelo actual executivo, de fomentar a prática desportiva junto da generalidade da população”.
“A Meia Maratona de Braga surge nesse contexto, uma vez que veio preencher uma lacuna e corresponder a uma aspiração dos próprios bracarenses que há muito vinham manifestando a vontade de que a cidade tivesse uma prova com estas características”, referiu o presidente da Câmara, sublinhando “ a vertente turística desportiva do evento, resultante do elevado número de praticantes que se deslocam à cidade” para participar na prova.
REFERÊNCIA NACIONAL
A primeira edição contou com a presença de 3500 atletas inscritos e com 2450 a terminarem a prova principal. Um dado que, segundo Sameiro Araújo, vereadora do Desporto, faz desta prova a quinta Meia Maratona a nível nacional em termos de atletas chegados.
“Só as duas Meias Maratonas de Lisboa, a do Porto e a Meia Maratona Manuela Machado tiveram mais atletas que Braga a finalizar a prova. Estamos a falar de competições que têm 20 ou mais anos de existência e, por isso, estamos extremamente confiantes que esta prova vai atingir patamares bastante elevados tornando-a numa referência a nível internacional”, explicou a vereadora.
No entanto, esta prova não se resume ao plano competitivo. Para Sameiro Araújo este evento é, também, uma oportunidade para “os milhares de praticantes de atletismo possam participar apenas pelo prazer de correr e para se divertirem”.
Com a garantia de qualidade da Runporto, a Meia Maratona de Braga tem início marcado para as 10 horas de domingo, com partida e chegada na av. João Paulo II.
CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO
Entretanto, a autarquia informou que o evento vai provocar condicionamentos à normal circulação automóvel.
Assim, até às 17h00 de domingo é proibido o estacionamento automóvel no parque de estacionamento a nascente da avenida Mestre José Veiga junto ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).
Das 20h00 de sábado até às 11h00 de domingo, é proibido o trânsito e o estacionamento automóvel na avenida Mestre José Veiga.
No domingo, das 06h00 às 08h00, é proibida a circulação automóvel na avenida João Paulo II, no troço compreendido entre a ‘Rotunda das Piscinas’ e a ‘Rotunda do McDonald’s’ e neste sentido.
Ainda no domingo, das 08h00 às 14h00, é proibido o trânsito e o estacionamento automóvel em todos os arruamentos do percurso da 2.ª Meia Maratona de Braga 2017, nomeadamente: avenida João Paulo II, avenida dos Lusíadas, avenida Dom João II, avenida Doutor António Palha, rua Pascoal Fernandes, avenida Robert Smith, avenida General Carrilho da Silva Pinto, avenida de São Bento, avenida de São Pedro, avenida João XXI, avenida da Imaculada Conceição e avenida Cidade do Porto (junto à Grundig).
Também no domingo, das 08h00 às 14h00, é proibido os acessos confluentes ao traçado da prova.
FG (CP 1200)