Uma delegação das comunidades intermunicipais do Cávado e Ave, e dos municípios do Quadrilátero Urbano – Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães- encontraram-se com o recém-eleito mayor das West Midlands (Inglaterra), Richard Parker.
Braga fez-se representar pela vereadora Olga Gonçalves e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado pelo seu secretário executivo, Rafael Amorim.
Em comunicado, a CIM Cávado adianta que no encontro, realizado à margem de uma viagem de intercambio a West Midlands Combined Authority promovida pela Metrex – Rede Europeia de Áreas Metropolitanas e Regiões, o mayor Richard Parker falou do trabalho de articulação que, nesta data, está a ser desenvolvido com o recente, Governo de Keir Starmer, para “estabelecer uma plataforma de contacto entre a administração central e os municípios para aprofundar a descentralização de competências”.
O responsável inglês identificou “as questões prioritárias para o seu mandato como os desafios de potenciar o empreendedorismo e a economia num território com uma má herança provinda, ainda, da revolução industrial e com uma comunidade deprimida pelos níveis de desemprego”.
Citado no comunicado, o mayor avançou que “a aposta na formação profissional, como forma de potenciar a procura e a obtenção de emprego, vai ser intensificada até porque esta representa uma forma muito eficaz de combater o populismo”.
“A habitação social e o apoio às rendas suportadas pela população são duas necessidades que têm de ser auxiliadas e demonstram a necessidade de uma correcta coordenação entre as administração central e local, quer no âmbito do seu financiamento, quer quanto às regras de licenciamento”, defendeu.
MOBILIDADE
Contudo, referiu Richard Parker, “o grande desafio esta na mobilidade é, sobretudo, incrementar a utilização dos transportes públicos fornecidos por via de autocarro”.
O autarca considerou que “os desafios da mobilidade, habitação e emprego são comuns aos nossos territórios e que necessitam de respostas coordenadas com a administração central e de uma coordenação permanente entre os diversos actores locais, privados e públicos.
Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga, caracterizou o território dos municípios do Quadrilátero e das CIM do Ave e do Cávado, com base no dinamismo empresarial, aumento demográfico e na sua atractividade para as populações mais jovens e, no caso específico de Braga, referiu o projecto Bus Rapid Transit, como “uma forma de humanizar a cidade e melhorar a qualidade de vida”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)