O presidente da Câmara Municipal de Barcelos pediu esta sexta-feira ao Governo, “urgência” no lançamento do concurso do projecto do novo hospital. Mário Constantino Lopes dirigia-se à secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, na cerimónia da assinatura da Carta de Compromisso entre o município e a Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende para a criação do Sistema Local de Saúde.
Acompanhado pelo presidente da Câmara de Esposende, Guilherme Emílio, o autarca de Barcelos aproveitou a presença da membro do Governo para reiterar a importância da construção do novo hospital na prestação de cuidados de saúde das populações dos doía concelhos.
Em resposta ao presidente da Câmara de Barcelos, Ana Povo garantiu ir perceber junto da tutela em que ponto está o processo, salientando que “a Unidade Local precisa e carece urgentemente de um novo hospital”.
Já sobre a Carta de Compromisso, a secretária de Estado da Saúde disse não ter “quaisquer dúvidas que o passo que damos hoje [sexta-feira] tem um grande significado, pois define estratégias comuns que permitem identificar com maior equidade as desigualdades existentes quer a nível local, quer a nível regional sempre com o mesmo objectivo: garantir um acesso excepcional e de qualidade aos cuidados de saúde por parte da população”.
Mário Constantino Lopes apontou também a importância desta Carta de Compromisso como “uma mais-valia” no sentido de envolver um conjunto de instituições que, pelo “trabalho que desenvolvem no terreno, potenciam melhores cuidados de saúde para as nossas populações”.
Por sua vez, Guilherme Emílio também referiu a sua “enorme satisfação e orgulho” de celebrar “um conjunto de iniciativas que com o empenho de todos tem contribuído para melhorar a qualidade de vida da comunidade e a vida das nossas populações”.
“Cada passo dado nesse sentido é mais que uma conquista institucional, é uma vitória de todos os cidadãos”, afirmou.
Além dos dois autarcas, estiveram presentes na cerimónia o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Barcelos/Esposende, Tiago Gonçalves, e o vogal executivo, Ricardo José Mendes Salgado Vieira, além de corporações de bombeiros, representantes de várias entidades e profissionais de saúde.