A Associação dos Autarcas Monárquicos (APAM), associação que reúne autarcas de inspiração monárquica numa vertente multipartidária, decidiu, esta sexta-feira à noite, em Viana do Castelo, apoiar e incitar a possível recandidatura do seu presidente da Assembleia Geral, o social-democrata Eduardo Teixeira, à presidência da Câmara Municipal da capital do Alto Minho nas próximas eleições autárquicas.
“Não temos a mínima dúvida que Eduardo Teixeira, o nosso presidente da Assembleia Geral, é um excelente exemplo de cidadania e o melhor candidato para o município de Viana do Castelo. Tem dado provas disso enquanto vereador e Líder Regional e seria muito bom para a cidade”, afirmou, o presidente da Associação, Manuel Beninger. Frisando que tal posição nada tem de partidário.
Manuel Beninger falava num restaurante da cidade durante um jantar de celebração do 2.º aniversário do organismo que juntou uma centena e meia de autarcas, sociais-democratas, democratas cristãos, socialistas, populares monárquicos e independentes de vários concelhos.
Na aproximação do referendo sobre uma eventual saída da União Europeia da quinta maior potência militar e económica do planeta, a Inglaterra, a 23 de Junho, os presentes debateram ‘A Europa e o seu Futuro’, o que motivou intervenções diversas, desde a de Luís Artur Ribeiro Pereira, líder de bancada na Assembleia Municipal do Porto, à de Miguel Paiva, vereador em Vila do Conde.
O tema foi, ainda, abordado por Alírio Canceles, vereador em Santo Tirso, Paulo Rebelo, vereador em Felgueiras, pelo Juiz Desembargador brasileiro Roberto Wider (radicado em Portugal), tendo o centrista Sílvio Cervan, Conselheiro da APAM e autarca no Porto, enviado uma saudação em directo.
Na ocasião, foi marcada a data da II Convenção da APAM. Será na Madeira, a 21 de Outubro.
Luís Moreira (CP 8078)