Após denunciar às autoridades uma lixeira a céu aberto na freguesia de Ferreiros, e no sentido de acabar com a “constante deposição de lixo ao longo de vários zonas do concelho”, a candidatura do PAN à Câmara Municipal lançou várias propostas de combate a este flagelo.
“Este é um problema ambiental gravíssimo do concelho de Braga”, salienta o candidato, Rafael Pinto, acrescentado que “ao longo dos últimos anos a situação tem vindo a melhorar, mas quase todas as semanas encontramos queixas de novos locais poluídos. Devemos assumir como objectivo a erradicação destas lixeiras nos próximos quatro anos”.
O PAN propõe a implementação do Projecto de Recolha de Resíduos de Construção e Demolição de Singulares, neste caso denominado como Big Bags.
“A ideia é disponibilizar estes sacos de 1 metro cúbico à população e efectuar a recolha de forma gratuita”, refere o candidato, adiantado “este é um projecto já implementado em vários concelhos do país e com resultados de sucesso, desde logo porque é um processo que acaba por ser benéfico para todos”.
PUBLICITAR ECOPONTOS
A par desta disponibilização, o PAN quer uma melhor comunicação por parte da Câmara Municipal, dos serviços existentes, “para que toda a população tenha conhecimento desta opção mais sustentável. Poderíamos, por exemplo, fazer publicidade a estes serviços nos ecopontos e contentores de lixo comum”.
“É um processo que traz vantagens para todos os intervenientes: a começar pelo ambiente, visto que reduz o volume de detritos despejado na natureza, reforçando assim a reciclagem e reaproveitamento dos resíduos, bem como se evita que os resíduos se deteriorem na natureza. Depois há a vantagem para os munícipes que têm mais um serviço disponível e útil para melhorar a sua qualidade de vida e os auxiliar em pequenas empreitadas que façam em casa”, enumera Rafael Pinto.
“E por fim, a própria empresa municipal de gestão de resíduos, que terá assim menos trabalho na recolha de resíduos na via pública mal-acondicionados, que são tarefas bem mais morosas, do que se o lixo estiver já pronto a recolher num saco”, sustenta.
O PAN acredita no potencial da cidade para implementar este projecto com sucesso, recorrendo a um período de transição educativo, que “no futuro trará não só uma cidade mais limpa, como poderá vir a ser um exemplo para outras cidades evitando a colocação de lixos e entulhos espalhados nas florestas, bermas das estradas e caminhos do concelho”, conclui.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)