O Bloco de Esquerda (BE) quer que o Governo ceda gratuitamente o Convento das Convertidas à Câmara Municipal Esta posição foi defendida este domingo pela candidata bloquista à presidência da autarquia.
“O Bloco de Esquerda tudo fará para que o Ministério da Administração Interna ceda gratuitamente o Convento das Convertidas a Câmara Municipal e que, resolvida esta questão, a população e especialistas sejam chamados a encontrar uma solução que preserve e este espaço como equipamento cultural, à disposição dos bracarenses e daqueles que nos visitam”, afirmou Paula Nogueira no final da visita ao monumento.
Paula Nogueira reconheceu que o Ministério da Administração Interna não tem como “vocação nem como missão a recuperação” deste património, mas considera que “se não faz tem de deixar outros fazer” e que o edifício deve sair da lista dos imóveis disponíveis, que está no site da Direcção Geral do Tesouro e Finanças.
A candidata também não concorda que “o MAI queira fazer dinheiro com uma possível alienação”, por isso considera que as responsabilidades devem ser repartidas: “O Ministério cede gratuitamente e a Câmara dialoga, estuda, recupera coloca o edifício ao serviço da cultura bracarense, que é isso que todos desejamos”.
Eduardo Pires de Oliveira, historiador de arte e especialista do Barroco, fez a descrição sobre o modo de vida das mulheres que ali se recolhiam no século XVIII e lamentou o avançado estado de degradação de uma parte do edificado, que não pode ser visitado por razões de segurança.
FG (CP 1200)