O presidente do Governo Regional da Galiza, Espanha, Alberto Nuñez Feijoo, disse esta quarta-feira em Braga que o candidato à Câmara local, Ricardo Rio é o melhor para o município: “há quatro anos ainda se podia ter dúvidas, mas agora ficou demonstrado que é um grande autarca”, disse.
Feijóo, que falava aos jornalistas à margem de um almoço de apoio a Ricardo Rio, disse que se morasse no concelho, votaria nele: “o Partido Popular da Galiza gosta de pessoas que sabem gerir, que sabem pagar as faturas da administração ao fim do mês e que valorizam a sua cidade, e esta está melhor do que há quatro anos”.
Recordou que Braga apareceu, recentemente, num estudo em terceiro lugar na Europa, em termos de qualidade de vida, e sublinhou que a economia local está a crescer, a exemplo, do que sucede na região Norte.
O líder galego enalteceu o sistema eleitoral autárquico português, que determina que o candidato mais votado seja o presidente do município, ao contrário do que sucede em Espanha, onde a lei permite coligações que excluem o vencedor.
Já Ricardo Rio disse que, Braga, no quadro da associação luso-galaica Eixo Atlântico, a que preside, tem tido uma frutuosa cooperação com a Xunta da Galicia em benefiício da euroregião e dos dois países.
“Temos hoje uma grande proximidade ao nível empresarial, universitário, desportivo, turístico e cultural”, afirmou, dizendo que há que reforçar a cooperação, nomeadamente a nível industrial e na exigência da renovação da ferrovia, com o comboio «Celta» que deve ser uma prioridade para os dois países.
Questionado sobre as sondagens recentes que dão maioria absoluta à Coligação Juntos por Braga (PSD/CDS/PPM) – a última, a do jornal Diário do Minho aponta para uma votação de 52 por cento e sete vereadores – Rio disse que “as sondagens são instrumento, mas quem resolve a votação são os bracarenses”.
“Queremos reforçar a maioria e estamos confiantes, mas é preciso que os cidadãos votem”, declarou.
Luís Moreira (CP 8078)