A criação de uma rotunda na ligação entre a Rua da feira e a Circular Urbana é uma das propostas de Seco Magalhães, candidato independente à União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.
Esta medida insere-se num programa sobre “alterações e optimização dos espaços públicos” com benefícios globais para residentes e da população em geral. A candidatura “compromete-se a ouvir as pessoas antes de avançar com esta e outras propostas eleitorais”.
A candidatura ‘Servir Maximinos, Sé e Cividade’ lembra que a “ligação da Circular (Avenida António Macedo) à rua da Feira, junto ao posto de combustíveis da BP, constitui um permanente ponto de conflito, com filas de trânsito e longas esperas e frequentes acidentes como maior ou menor expressão e consequências”.
Para João Seco Magalhães, “a construção de uma rotunda, de dimensão adequada, “organizava e disciplinava a circulação, tornando-a mais fluída e mais segura, para além de equilibrar os tempos de espera das vias confluentes”.
No seguimento desta obra, Magalhães sugere uma alternativa para o acesso à Rua Tenente Crone Dias Pereira, na urbanização das Parretas.
Trata-se do acesso a uma densa área habitacional cujo acesso é “longo e intrincado”. No seu entender, seria possível criar “uma nova acessibilidade a partir do braço de acesso à circular, junto à BP, com o restabelecimento da saída um pouco à frente, segundo o mesmo “braço — como mostra a gravura abaixo.
Evitava-se assim todo o percurso no interior do quarteirão e abriam-se novas possibilidades de acessos a moradores e utentes do lar de S. José.
Luís Moreira (CP 8078)