O projecto da Via Circular Urbana da Póvoa de Lanhoso é apresentado na próxima quinta-feira ao ministro das Infra-estruturas e dirigente socialista, Pedro Nuno Santos, pelo candidato do PS à autarquia, Frederico Castro.
Considerada uma das bandeiras da candidatura de Castro, a Via Circular Urbana “visa pôr fim a uma necessidade antiga do concelho, onde o trânsito é todo ele feito pelo interior da vila, sem qualquer alternativa para os veículos pesados e para quem pretende um acesso rápido a Braga”.
“A Vila de Cintura Urbana é uma aspiração dos povoenses há décadas e constitui-se como essencial para o desenvolvimento da Póvoa de Lanhoso”, refere o candidato”.
Para Frederico Castro, que aposta na retirada da maioria no Executivo ao PSD, o objectivo “é consolidar a malha urbana do concelho, ligando arruamentos de diferentes freguesias e, por outro lado, permitindo uma maior atractividade para o investimento e para a criação de emprego, já que vai possibilitar atrair novos residentes e mais visitantes”.
“Ou seja, é uma aposta clara no estímulo da economia e na valorização do território”, resume Frederico Castro.
A proposta do candidato do PS, permite, avança a candidatura uma ligação rápida da EN 103 em Covelas ao centro da vila da Póvoa de Lanhoso, ligando a avenida 25 de Abril (EN 310) com a rua dos Moinhos Novos e a rua de Ponte Pereiros (EN 205).
O projecto, adiantam os socialistas, prevê três tipos de perfil diferentes: dois sentidos entre a EN 205 e a EN 310; duas faixas em cada sentido entre a rotunda de Galegos (EN 310) e a futura rotunda de Lanhoso; via rápida, com duas faixas ascendentes e uma descendente, perfil idêntico ao da EN 103, além de que toda “a nova via será dotada de ciclovia em cada sentido, de passeios nos troços urbanos e será arborizada com árvores de arruamento nas faixas laterais”.
A Via Circular urbana pretende, acrescenta Frederico Castro facilitar uma rápida ligação do Parque Industrial de Fontarcada, do Parque Industrial de Mirão, do Ecoparque da Braval e do futuro Parque de Acolhimento Empresarial.
“Além disso, irá também agilizar o acesso das freguesias do lado Nascente e Sul do concelho a Braga e das freguesias do lado Poente à vila da Póvoa de Lanhoso, bem como retirar o tráfego pesado que actualmente atravessa o centro” da vila, acrescenta.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)