António Vilela, Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e candidato do PSD às Eleições Autárquicas de 2017, está a promover uma ronda de auscultação da população nas freguesias do concelho. Durante as visitas o autarca revelou que Vila Verde vai ter um investimento superior a 20 milhões em saneamento, regeneração urbana, requalificação das escolas e revitalização da rede viária, entre outras áreas.
“Temos um projecto macro para o concelho, com investimentos estruturantes que abrangem todas as Freguesias, mas existem pequenos investimentos (anseios e preocupações) locais que queremos ouvir de viva voz, para poder incluir no nosso programa eleitoral», revela o candidato, em nota enviada à nossa redacção.
Assinala “a elevada participação” nas sessões, “para além da interactividade com os cidadãos. Temos falado abertamente, partilhado preocupações e tentado encontrar soluções para aqueles pequenos anseios”, regista António Vilela. E garante: “muitas das ideias colocadas nas sessões serão incluídas no nosso programa eleitoral”.
20 MILHÕES DE INVESTIMENTO
“Vila Verde vai ter o maior invéstimento concentrado da sua história, em vários domínios: mais de 20 milhões de euros em candidaturas aprovadas para investir em 2017 e anos seguintes”, revelou o autarca.
O grande investimento está concentrado na área do saneamento, “um plano que abrange todo o concelho”. Estão já em marcha projectos superiores a sete milhões de euros, que visam atingir 75% a 80% de cobertura concelhia entre 2017 e 2018.
Outra das grandes áreas de investimento é a da regeneração urbana. Estão em marcha projectos na ordem dos sete milhões de euros para reabilitação de espaços urbanos, como na vila de Prado (centro), Vila Verde (construção centro cultural na antiga adega / 2,5 milhões) e outros centros cívicos de diversas Freguesias.
Acompanha este investimento um outro de 1,4 milhões de euros em matéria de melhoria das acessibilidades, nomeadamente através da construção de ciclovias urbanas, a que se junta a Ecovia do Cávado/Homem.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA LED E EDUCAÇÃO
Outro investimento estratégico e já com aprovação assegurada, na ordem dos 2,5 milhões, passa pela substituição das lâmpadas tradicionais pelo sistema led em todo no concelho.
Em matéria de Educação, a Câmara de Vila Verde vai investir mais de 2,5 milhões na requalificação da EB 2-3 de Vila Verde e da Vila de Prado.
Em paralelo, avançará já, “no imediato”, a valorização da Rede Viária concelhia. “Vamos pintar e sinalizar todas as vias durante o ano de 2017 e preparar plano de requalificação das vias municipais após a instalação de saneamento e outras infra-estruturas básicas”.
O candidato anunciou que a Câmara vai intervir na melhoria das entradas a Vila Verde, pela EN 101, entre Gême e o Bom-Retiro (Vila Verde) e entre a saída/entrada de Vila Verde e Pedome (Loureira). Aguarda ainda autorização da EP para construção da Rotunda do Baralha (Coucieiro).
De resto, a autarquia aguarda que o Governo dê prioridade à construção das Variantes a Vila Verde (EN 101) e Prado-Parque Industrial de Oleiros (pela EN 205).
Depois das intervenções na Ponte Nova (Loureira), Malheira (Sabariz) e Faial (Vila de Prado), o candidato diz que manterá a aposta na valorização das zonas ribeirinhas. “Estão em programação a requalificação das zonas fluviais e de lazer do Gaião (Cabanelas), Porto Carrero (Soutelo) e interiores do rio Homem (Oriz) e Neiva (Azões-Goães)”, revela.
Em simultâneo, o candidato diz que será lançada a ‘ROTA DOS MIRADOUROS’: “O município quer avançar com a criação da Rota dos Miradouros, espaços de observação da paisagem e desfrute do ambiente e património natural e histórico edificado em zonas altas do concelho”.
EMPREGO
Porém, António Vilela ressalva que “a grande preocupação tem-se centrado na criação de emprego”. “Temos conseguido captar investimento, com isenções de taxas e impostos municipais”, vinca. E os resultados estão à vista: “ajudamos a instalar mais de meia centena de novas empresas com elevada empregabilidade, que geraram mais de 600 novos postos de trabalho em 2016, só nos últimos três anos foram criadas em Vila Verde cerca de 500 novas empresas. Mas queremos mais e estamos com conversações com várias empresas interessadas em instalar-se no concelho”.
Para António Vilela, “emprego é qualidade de vida e riqueza para as nossas famílias”, sublinhando que “a taxa de desemprego em Vila Verde está abaixo da média nacional, mas queremos mais…”.