A Ave Mobilidade, principal operadora de transporte público da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, registou um aumento de 27% no número de passageiros em 2024, perfazendo cerca de 4,25 milhões de utilizadores, revelou esta quarta-feira a transportadora.
Em comunicado, Marta Coutada, primeira secretária da CIM do Ave, afirma “que este aumento no uso do transporte público na região do Ave coincide com a melhoria das condições oferecidas aos passageiros, incluindo a expansão das linhas de serviço, em paralelo com a expansão do seu tarifário bonificado, que inclui descontos atractivos e transporte gratuito para jovens até aos 23 anos.
Acrescenta que se estes números resultam de um “esforço bem-sucedido” que” reforça, e reflecte, o compromisso da CIM do Ave com a acessibilidade e inclusão social, garantindo que o transporte público seja uma escolha acessível e conveniente” para os residentes de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.
FROTA MODERNA
Com 42 linhas municipais, 31 intermunicipais e 25 inter-regionais, a rede da Ave Mobilidade cobre um vasto território, “assegurando que todas as necessidades de mobilidade sejam atendidas”. Refere que a rede foi ampliada para incluir mais 11 linhas complementares e 13 rotas de transporte flexível a pedido, totalizando 7,5 milhões de quilómetros percorridos anualmente.
A frota de 166 autocarros foi modernizada para facilitar uma mobilidade inclusiva, com mais de metade dos veículos adaptados para passageiros com mobilidade condicionada, e disponibilizando Wi-Fi em toda a frota, com conexão permanente durante as viagens.
A Ave Mobilidade lançou ainda uma aplicação interactiva, já descarregada mais de 10 mil vezes, através da qual é possível planear rotas, verificar horários em tempo real, carregar títulos de transporte e receber notificações sobre alterações ou constrangimentos na rede.
Para complementar a digitalização, a CIM do Ave e seus municípios implementaram painéis informativos digitais em várias paragens, fornecendo informações actualizadas sobre os serviços em tempo real.
“Este nível de interactividade e informação tem sido crucial para aumentar a utilização dos serviços de transporte público oferecidos pela Ave Mobilidade”, sublinha Marta Coutada.
INCENTIVAR O USO TRANSPORTE PÚBLICO
A Ave Mobilidade oferece ainda uma gama de passes com “descontos significativos” e a gratuitidade no transporte público para jovens até aos 23 anos, complementando os serviços já gratuitos nos transportes escolares.
“Esta política visa facilitar a mobilidade diária e incentivar o uso do transporte público pelas gerações mais novas”, diz Marta Coutada.
A responsável da CIM do Ave, destaca o impacto destas iniciativas que redundaram no aumento de passageiros: “O nosso grande objectivo é servir cada vez melhor as pessoas indo ao encontro das suas reais necessidades de mobilidade e, assim, fazer do transporte público a escolha preferencial na região. Estes resultados são testemunhas do sucesso do nosso esforço e da qualidade dos serviços da Ave Mobilidade.”
Adianta que com o fim da concessão actual previsto para Novembro de 2027, a CIM do Ave já delineou “planos robustos para melhorar ainda mais o serviço e expandir a rede até 2028”.
“A actualização incluirá a flexibilização do sistema tarifário e o reforço da articulação com outras comunidades intermunicipais, garantindo uma rede de transportes coesa e bem integrada”, assegura.
Fernando Gualtieri (CP 7889)