Um avião da Azores Airlines viu-se obrigado a aterrar de emergência depois de colidir com um bando de gaivotas logo após a sua descolagem do Aeroporto de Ponta Delgada, na quinta-feira.
De acordo com o site The Aviation Herald, o airbus A320-200, com destino ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tinha acabado de levantar voo, e estava a cerca de 750 metros de altitude, quando colidiu com um bando de gaivotas, o que originou múltiplos impactos.
Tinham passado cerca de dez minutos quando o avião regressou, de forma segura, à pista 12 do aeroporto de Ponta Delgada.
Houve quem afirmasse que as gaivotas se encontravam na pista e, quando o avião descolou, as aves também voaram. O avião conseguiu aterrar em segurança e os passageiros saíram normalmente.
Já os passageiros relataram que ouviram três ou quatro estrondos dos motores e, depois, os barulhos tornaram-se estranhos e foi possível sentir vibrações na cabine.
Posteriormente foi feita uma inspecção ao avião que revelou que os motores tinham sido danificados, tendo o avião sido substituído para continuar a sua viagem até Lisboa.
Segundo o site, o trem de aterragem direito, as asas e a ‘barriga’ do avião foram atingidas pelas gaivotas, sendo que uma das aves ficou presa do lado esquerdo e as pás dos motores precisaram de ser substituídas.
A companhia aérea confirmou o sucedido, segundo a imprensa local.