A Área do Cidadão já disponibiliza baixas médicas em suporte digital, emitido pelo médico de família. O objectivo do Ministério da Saúde é simplificar, e, para tal, desde o início deste mês, já é possível aceder online ao documento.
No registo de saúde electrónico – Área do Cidadão do Portal SNS -, pode-se consultar, guardar e enviar por e-mail, para o local de trabalho, a baixa ou certificado de incapacidade temporária.
Em seguida, o documento original deve ser entregue na entidade empregadora.
Esta nova funcionalidade permite também que o utente consulte todas as suas baixas médicas prescritas no site onde já é possível fazer a consulta aos resultados de exames, aos guias de tratamento e ao boletim de vacinas, bem como marcar consultas ou pedir isenção das taxas moderadoras.
PROCEDIMENTO
-No portal SNS aceder ao Registo de Saúde Electrónico – Área do Cidadão;
-Aí pode consultar os seus documentos, incluindo a baixa médica ou Certificado de Incapacidade Temporária, guardar e enviar por e-mail para o local de trabalho;
-Posteriormente o documento original tem de ser entregue na entidade empregadora.