O Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) realiza nos próximos dias 3 e 4, no distrito de Braga, mais uma acção de recolha de alimentos em cerca de uma centena de supermercados.
O produto da campanha é distribuído localmente através de 477 Instituições Privadas de Solidariedade Social, previamente seleccionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano pelo BACF-Braga.
A Campanha ‘Ajuda Vale’ permite a recolha de alimentos sob a forma de vales/cupões que representam alguns produtos básicos, como azeite, óleo, leite, salsichas e atum. Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, 1 litro de azeite, 1 litro de leite, etc.).
Este cupão, além de mencionar que se trata de uma entrega destinada aos Bancos Alimentares Contra a Fome, refere de forma clara a identificação do tipo de produto, a respectiva unidade e inclui um código de barras próprio, através do qual é efectuado o controlo das dádivas. Ao efectuar o pagamento, o doador entrega o cupão ‘Ajuda Vale’ na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa.
A actividade de angariação e distribuição de alimentos do BACF-Braga realiza-se ao longo de todo o ano e incorpora outras iniciativas, como a Campanha Papel por Alimentos. Para participar, basta entregar no armazém do BACF-Braga (Rua do Carvalho, nº 35 – Semelhe 4705-336 Braga), o papel ou cartão que iria ser deitado fora. O Banco troca-o e por cada tonelada recebe 80 euros em alimentos. A entrega do papel pode ser feita de segunda a sexta, entre as 9h30 e as 12h30.
Em 2015 foram apoiadas 68525 pessoas, com 2633 toneladas de alimentos.