A polícia deteve, esta sexta-feira, pelo menos três pessoas, dois deles menores de idade, e há um ferido grave, depois de várias cargas policiais que tiveram lugar no centro de Barcelona, segundo a imprensa catalã.
Após uma grande manifestação que teve lugar no Passeio de Grácia, no centro de Barcelona, num dia de greve geral na Catalunha convocada por sindicatos independentistas, manifestantes independentistas radicais antifascistas, na sua maioria jovens de cara tapada, começaram a lançar pedras e garrafas de água cheias em direcção da polícia numa avenida não muito longe, na Via Laietana.
Segundo a Guarda Urbana, cerca de 525.000 pessoas vindas de toda a Catalunha participaram na manifestação convocada pelos sindicatos independentistas contra a condenação dos políticos envolvidos na tentativa separatista de 2017. Outra fonte policial fala de 1 milhão.
ACESSO A BILBAU CORTADO
Um dos agentes da autoridade teria sido atingido com gravidade e teve de receber cuidados médicos, tendo a polícia de choque feito várias cargas contra o grupo de pessoas, na sua maioria jovens.
Antes, um grupo de manifestantes que protestava contra a condenação de independentistas da Catalunha cortou um acesso rodoviário a Bilbau, no País Basco, que é uma das vias mais utilizadas para entrar e sair da capital da Biscaia.
Segundo as autoridades locais, o protesto começou cerca das 17h30 locais (16h30 em Lisboa), numa importante avenida de Bilbau, e várias dezenas de pessoas sentaram-se no chão interrompendo o tráfego nos dois sentidos.
Entretanto, o Ministério do Interior espanhol autorizou o reforço do efectivo policial, com a Guardia Civil, na capital da Catalunha, em resultado dos violentos protestos contra a prisão de líderes independentistas.
CLÁSSICO BARCELONA – R. MADRID ADIADO
A Liga pediu à Real Federação Espanhola de Futebol que o jogo em Nou Camp fosse disputado na capital espanhola, no estádio Santiago Bernabéu, mas a equipa catalã recusou.
O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de Outubro, foi adiado devido aos incidentes na Catalunha e os clubes tinham até segunda-feira para acordar nova data para o clássico da 10.ª jornada da liga espanhola de futebol.
A data proposta por ambos os clubes é 18 de Dezembro.
Redaçcão com TSF, RTP3 e SIC Notícias