A Câmara de Barcelos promove, entre esta sexta-feira e o próximo dia a 24, a Semana da Igualdade e Não Discriminação, com um conjunto de iniciativas que pretendem promover a inclusão e a participação de toda a comunidade na construção de uma cidadania mais activa. A compositora e cantora Rita Redshoes é uma das convidadas para falar ‘De Igual para Igual’.
Assim, na sexta-feira, 18 de Outubro, dia em que se assinala o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, é inaugurada, às 18h00, no Café-Concerto do Theatro Gil Vicente, a exposição ‘Tráfico Humano’.
Esta exposição resulta de um projecto fotográfico subordinado ao tema, tendo sido seleccionadas 12 fotografias de alunos do Curso Técnico de Fotografia da Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos, que, sob a orientação dos professores Daniel Camacho e Graça Silva, responderam ao convite lançado pelo município de Barcelos e pela Rede Regional do Norte de Apoio a Vítimas de Tráfico Humano (APF).
As imagens apresentam duas abordagens: no interior, encenadas em estúdio, os alunos “vestem a pele” de vítima; e, no exterior, em cenários que remetem para a prisão das vítimas e das suas esperanças de liberdade.
As 12 fotografias em exposição fazem parte da campanha nacional ‘Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas’ e estiveram presentes nas redes sociais do município e da APF, a 30 de Julho de 2024.
No dia 22, entre as 09h30 e as 12h30, o Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos acolhe a sessão/debate “Igualdade nas questões LGBT+”, sessão moderada pela Mafalda Duarte, presidente do ISAVE, tendo como convidada Liliana Rodrigues, Investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. A sessão é destinada aos alunos do Ensino Secundário.
CONTAROLAR
Ainda no dia 22, às 10h00, o Centro Escolar de Arcozelo recebe “A história do ciganinho Chico”, história inserida no programa educativo “Contarolar”.
No dia 23, às 10h30, no Theatro Gil Vicente, é apresentado o spot “Se não é para amar, mais vale acabar”, cujo mote é a prevenção da violência no namoro – SPOT de sensibilização. A sessão conta com a presença do Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Dr. Manuel Albano, e de Dr.ª Cristiana Barbosa – Grupo de Acção Social Cristã.
No dia 24 de Outubro, dia em que se assinala o Dia Municipal para a Igualdade, é apresentado o Hino para a Igualdade e Não Discriminação, enquadrado no Plano Municipal da Igualdade e Não Discriminação.
Com duas sessões marcadas, às 10h30 e 14h30, no Theatro Gil Vicente tem lugar a conversa com a compositora e cantora Rita Redshoes, “De Igual para Igual”. A conversa incidirá sobre temas urgentes relacionados com a Igualdade de Género e de Oportunidades, onde o público é chamado a escutar e a participar numa reflexão sobre, por exemplo, a divisão das tarefas domésticas, a igualdade salarial, a participação política, o acesso à educação, entre outros assuntos.
Recorde-se que Barcelos tem em vigor o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação 2022-2027, cujas actividades pretendem contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa, nomeadamente pela promoção de políticas de igualdade de género e do conceito de cidadania plena nas dinâmicas de desenvolvimento social local.