A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, esta sexta-feira, em reunião do executivo, a localização de dez postos de carregamento de veículos eléctricos.
Segundo a autarquia, a medida insere-se nos “objectivos de redução da emissão dos gases com efeito de estufa e descarbonização do centro urbano, que inclui a disponibilização de carregamentos rápidos ou semi-rápidos, visando não só criar oferta para satisfazer a procura já existente, mas também promover a aquisição deste tipo de veículos, determinando, assim, a expansão da rede de mobilidade eléctrica da região”.
Os postos, adianta a autarquia, serão instalados em áreas de domínio público, sob tutela municipal que atribuirá licenças aos operadores privados que ficam responsáveis pelas obras de instalação, contratação com os comercializadores de electricidade e manutenção dos equipamentos.
A Câmara explica que localização será dentro de perímetro urbano, sendo que cada posto ocupará dois lugares de estacionamento exclusivos para carregamento de veículos eléctricos, nos seguintes locais: Barcelinhos poente (junto à Escola Rosa Ramalho); Barcelinhos centro (Largo Guilherme Gomes Fernandes); Tribunal (Rua Dr. José António P. P. Machado); Campo da Feira (Av. Dr. Sidónio Pais – sentido poente / nascente); Campo da Feira (Av. Dr. Sidónio Pais – sentido nascente / poente); Praça de Pontevedra; Av. Combatentes Grande Guerra (junto à saída do Hospital); Estação comboios (Rua Estrada da Estação); Praceta Correio Mor (Junto à sede da Freguesia de Arcozelo).