Guimarães e Barcelos recuaram no desconfinamento, passando para risco elevado de covid-19, situação em que se encontram já os concelhos de Braga, Guimarães e Famalicão.
Os concelhos de Fafe e Vizela estão agora em alerta, podendo recuar na avaliação da próxima semana.
O anúncio foi feito esta quinta-feira no final do Conselho de Ministros, que revelou ainda são agora 30 os concelhos em risco ((menos quatro), 43 em risco elevado (mais 16) e 47 muito elevado (mais 14).
MEDIDAS RISCO ELEVADO
Nestes concelhos em risco elevado, os restaurantes e cafés têm que fechar às 22h30.
A limitação do número do número de pessoas por mesa continua nas seis pessoas por mesa no interior e de 10 pessoas por mesa na esplanada.
Mantém-se o dever de recolher obrigatório a partir das 23h00.
O acesso ao interior dos restaurantes, às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, só é permitido aos portadores de certificado digital ou teste negativo.
Espectáculos culturais até às 22h30; casamentos e baptizados com 50 % da lotação; comércio a retalho alimentar, não alimentar e prestação de serviços até às 21h00, permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público, permissão de prática de actividade física ao ar livre e em ginásios, eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação, são outras das medidas.
RESTAURANTES
Na última semana, 50 concelhos estavam sujeitos à apresentação obrigatória de teste à covid-19 ou de certificado digital à entrada de restaurantes e empreendimentos turísticos, a partir desta semana são 90.
Mariana Vieira da Silva explicou que só 15 dias da entrada em vigor desta restrição depois haverá uma avaliação da eficácia.
Ainda não é possível o levantamento de mais restrições, até pelo menos os novos instrumentos estarem “estabilizados”, diz a ministra, apontando que 27 de Julho é o dia de reunião dos peritos no Infarmed, onde se definirão o novo calendário e novas medidas.