Há muito que o Natal já mexe na freguesia da Ucha, em Barcelos. Desde Agosto, cerca de 15 voluntários trabalham naquele que é um dos mais belos presépios movimentados da região, feito de forma completamente artesanal.
Sob o mote ‘E se Jesus nascesse na Ucha?’, e à semelhança dos quatro anos anteriores, o objectivo deste presépio passa por ser uma réplica da freguesia da Ucha, procurando retratar as principais profissões e tradições do passado da freguesia barcelense, bem como o nascimento do Menino.
De ano para ano, a área total também tem aumentado e têm sido acrescentados cenários/figuras ao presépio inicial, sendo que o destaque desta edição vai para uma típica procissão completa e a produção de vinhos de outrora, bem como o cultivo de outros cereais e produtos hortícolas.
A abertura do presépio movimentado “E se Jesus nascesse na Ucha?” acontece no próximo domingo, com a realização do 1.º Concurso de Presépios. O objectivo é que cada grupo/pessoa apresente o seu presépio natalício, feito de forma artesanal, sem restrições quanto ao material, não podendo apenas ultrapassar no seu total as medidas de 40cmX40cm.
A votação está aberta entre dia 18 e 15 de Janeiro. Nesse dia são atribuídos os três primeiros lugares, assim como prémios surpresa.
No Dia de Natal, pelas 15h30, realiza-se um presépio humano, com a participação de mais de 40 pessoas. Em destaque neste ‘presépio vivo’, estão as actividades mais características da Ucha, enquadradas na encenação do Nascimento de Jesus.
O presépio movimentado da Ucha encerra a 15 de Janeiro, com um cantar de reis, pelas 15h30.