Barcelos foi a cidade portuguesa para acolher o Dia Mundial da Animação, que se assinala no próximo dia 28. A 15.ª edição da Festa da Animação, um evento replicado em várias cidades em mais de 40 países, visa promover o cinema de animação um pouco por todo o mundo.
Entre 25 e 30, a ‘cidade do galo’ preenche-se de cor, imaginação e imagens em movimento num programa multifacetado que contempla exibição de filmes, realização de workshops e palestras para toda a comunidade, dos mais novos aos mais velhos.
As actividades decorrem no Teatro Gil Vicente, Auditório Municipal, Auditório António Tavares (IPCA), Biblioteca Municipal de Barcelos e Museu da Olaria.
Rita Sampaio, Barry Purves, Sérgio Martins e Javier Tostado são alguns dos convidados desta edição.
Na festa de encerramento, no dia 29, são anunciados e atribuídos os troféus aos filmes vencedores do Prémio Nacional da Animação 2016, criado há 3 anos pela Casa da Animação e que visa promover e incentivar a criação de cinema de animação nacional. Existem três categorias a concurso – Profissionais, Escolas e Oficinas – bem como o Prémio do Público, votado a nível nacional nas sessões promovidas pela rede de parceiros da Casa da Animação.
O passe-geral para estudantes (com alojamento incluído) custa 25 euros por pessoa e o passe diário (para toda a comunidade) custa 7 euros. Quem quiser assistir a todos as sessões de cinema pode adquirir o passe-cinema por 10 euros. O bilhete para cada sessão vale 2 euros. As inscrições devem ser submetidas online através do site da Casa da Animação.
O evento conta com o apoio do município de Barcelos e é produzido pela Casa da Animação em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).