A Câmara de Barcelos lançou o Cartão Jovem, que permite aos jovens entre os 12 e os 29 anos usufruir de um conjunto alargado de descontos e isenções na aquisição de serviços em áreas como os transportes, turismo, o desporto e o fitness, a cultura, a educação, a ocupação de tempos livres, o lazer e o bem-estar, as tecnologias de informação, entre outras.
Apresentado durante o 1.º Fórum da Juventude, o Cartão Jovem Municipal tem a particularidade de poder ser utilizado não só no concelho de Barcelos como em todo o país e restantes territórios europeus.
Ainda em início de lançamento, já há 50 empresas que aderiram a este projecto, e segundo a autarquia, há muitas outras que já manifestaram interesse em aderir a esta iniciativa.
O Cartão Jovem Municipal é uma modalidade do Cartão Jovem E.Y.C. (European Youth Card), proporcionando aos seus titulares mais de 40 mil vantagens europeias, das quais 4 000 são nacionais, através de descontos, reduções e isenções em produtos e serviços prestados por entidades públicas e privadas.
Mariana Carvalho, vereadora da Juventude, considera o cartão “mais um passo que damos na valorização de políticas públicas para a juventude do nosso concelho”.
“Ao mesmo tempo em que se dinamiza o comércio local, fomentando a aquisição de bens pelos jovens, criamos parcerias fantásticas que irão promover o nosso território e o que de melhor temos no concelho para oferecer”, diz.
A adesão dos jovens a este cartão é gratuita e acontece de forma digital sobre o formato de uma aplicação de telemóvel, bastando a inscrição no link https://www.cartaojovem.pt/Emissao.