Em questão endereçada ao Governo, através do Ministério da Finanças, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) defende a transformação da Quinta da Arcela em Lamaçães, Braga, num espaço para usufruto público.
Referindo que a Quinta da Arcela abrange “mais de quatro hectares” numa das zonas “mais densamente urbanizadas” da cidade, os bloquistas defendem que os terrenos da antiga Estação Agrária apresentam “características únicas para a fruição pública enquanto parque urbano”.
“Apesar de neles existirem três edifícios – que carecem de requalificação –, os terrenos encontram-se essencialmente naturalizados, com pequenos núcleos arborizados, o que contrasta com a artificialização e a elevada densidade construtiva na freguesia”, afirma.
Para o BE, com uma “intervenção minimalista”, os terrenos podem ser “rapidamente disponibilizados para usufruto público, contribuindo, assim, para a diminuição do elevado défice de espaços verdes de acesso público na cidade”.
“Consideramos que este espaço deve ser disponibilizado para fruição pública e, como tal, importa conhecer a vontade do Governo para disponibilizar os terrenos ao município, com a condição de este os destinar ao usufruto público enquanto espaço verde”, afirma o Bloco.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)