O Bloco de Esquerda (BE) defendeu a construção “urgente” de uma nova ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) no concelho de Braga em reunião com a administração da Agere – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, EM.
No final de encontro, que serviu para analisar questões relacionadas com o tratamento de águas residuais no concelho, Alexandra Vieira, deputada eleita pelo circulo eleitoral bracarense, afirmou que se “constata a necessidade já identificada de construção de uma nova ETAR no concelho, de forma a não sobrecarregar a ETAR de Frossos”.
A deputada bloquista esclareceu que, de acordo com as informações prestadas pela Agere, a ETAR de Frossos está dimensionada para o tratamento de efluentes de 230 mil habitantes e que está a tratar de 300 mil habitantes. Para a deputada, “esta informação revela a urgência da construção de uma nova ETAR, de forma a assegurar o correto tratamento das águas residuais do concelho, evitando descargas que poluem o rio Cávado”.
Alexandra Vieira esclarece ainda que “o projecto está preparado, já foi feito o estudo de impacte ambiental e a Agência Portuguesa do Ambiente catalogou o investimento como prioritário”.
“Percebemos, no entanto, que a nova construção, orçada em 20 milhões de euros, está dependente da atribuição de fundos comunitários e que, neste momento, o Governo não disponibiliza verbas para este fim, apenas há avisos para a reutilização da água”, acrescentou.
“O Bloco de Esquerda irá questionar, por isso, o Governo sobre a possibilidade de reprogramar os fundos comunitários ainda disponíveis, para que a nova ETAR possa ser construída o mais breve possível”, concluiu.