A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL) associa-se às comemorações do primeiro centenário de nascimento de Vergílio Ferreira (1916-2016) com uma exposição de tributo dedicada ao escritor português. Palestra do cineasta e crítico Lauro António integra programa.
A mostra, patente ao público de 25 de Janeiro a 29 de Fevereiro de 2016, congrega mais de uma dezena de painéis que revisitam a vida e a obra do autor de ‘Aparição’ – por meio de textos e de imagens -, e disponibiliza todo o material bibliográfico, de e sobre Vergílio, existente na biblioteca municipal.
Como habitual, no final da exposição, a BMPL colocará em suporte digital toda a documentação que integrou a homenagem a um dos maiores romancistas portugueses do século XX.
A par da mostra biobibliográfica, realizar-se uma palestra intitulada ‘No Centenário de Vergílio Ferreira’, orientada pelo cineasta e crítico de cinema, Lauro António, e agendada para o dia 4 de fevereiro, pelas 09h30, no Auditório Municipal Rio Lima.
Vergílio Ferreira nasceu a 28 de Janeiro de 1916, na aldeia histórica de Melo, concelho de Gouveia, e faleceu a 1 de Março de 1996, em Lisboa.
Ao longo da vida, foi escrevendo e publicando diversos títulos que marcaram, de forma inequívoca, a ficção nacional, com particular destaque para ‘Manhã Submersa’.