A Biblioteca Pública de Braga apresenta até 20 de Maio uma exposição documental sobre Umberto Eco, escritor e académico incontornável do nosso tempo. A mostra inclui 120 obras do autor, biografias, edições periódicas, estudos e referências enciclopédicas e de imprensa sobre os principais momentos do seu percurso. A exposição, patente no átrio daquela unidade cultural da UMinho, pode ser visitada gratuitamente todos os dias úteis, das 9h-13h e 14h-18h.
O intelectual italiano Umberto Eco, recentemente falecido (1932-2016), foi professor titular de Semiótica e diretor da Escola de Ciências Humanas na Universidade de Bolonha. Ensinou temporariamente nas universidades de Yale, Columbia, Harvard, Toronto e no Collège de France. O filósofo e crítico colaborou em múltiplas publicações, como a coluna semanal da revista “L’Espresso”, abordando os mais diversos temas.
Foi ainda notório escritor de romances como “O nome da Rosa”, “O Pêndulo de Foucault”, “A ilha do dia antes”, “Baudolino”, “A misteriosa chama da rainha Loana” e “O cemitério de Praga”. Eco publicou também ensaios ímpares, nomeadamente “O signo” e “Os limites da interpretação”, organizou obras como “História da beleza, História do feio e História das terras e dos lugares lendários” e ficou igualmente conhecido pelo clássico da pedagogia “Como se faz uma tese em Ciências Humanas”.
A Biblioteca Pública de Braga (BPB) está a reforçar a sua presença na comunidade, sensibilizando-a para o seu espólio de 500 mil volumes e de 30 mil publicações periódicas. Recentemente dedicou mostras documentais a nomes como Eça de Queirós, Humberto Delgado, Bartolomeu dos Mártires e Vasco Graça Moura. Promoveu também exposições mensais sobre seis séculos de cartografia, a II Guerra Mundial, a imprensa clandestina, os 40 anos de eleições livres e a Semana Santa, bem como sobre a própria história e recheio da BPB.
Foi ainda parceira no centenário do Theatro Circo de Braga, com a recolha e análise do seu acervo, além de conferências, exposições e livro comemorativo. A BPB tem igualmente apresentado obras e realizado visitas guiadas ao seu espaço.
Luís Moreira (CP 8078)