O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre o encerramento da empresa Rebel Choose, de Fafe, na passada sexta-feira, alegadamente por falta de encomendas
Na pergunta remetida ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o deputado bloquista José Soeiro recorda que já em Setembro passado, a empresa tinha dispensado 25 trabalhadoras e “as restantes foram informadas do despedimento por falta de encomendas” esta sexta-feira.
De acordo com relatos das trabalhadoras, o vencimento de Setembro está em atraso, como os dias de trabalho deste mês.
No documento remetido à ministra Ana Mendes Godinho, o Bloco considera” inaceitável a forma com que esta empresa encerrou as instalações sem aviso prévio”.
“É imperioso assegurar que as contribuições para a Segurança Social e Finanças destes trabalhadores e trabalhadoras são pagas, bem como que os seus direitos são assegurados, nomeadamente o pagamento de eventuais salários em atraso e o acesso imediato ao subsídio de desemprego”, escreve José Soeiro.
O deputado pretende que a ministra diga se tem conhecimento da situação e que diligências irá tomar para que os direitos das trabalhadoras sejam salvaguardados.
Fernando Gualtieri /CP 7889)