A Coordenadora Distrital de Braga do Bloco de Esquerda (BE) manifesta, através de Ricardo Cerqueira, a sua solidariedade com Rafael Lomba, o fotógrafo de Vila Verde, expulso de Marrocos quando se encontrava a documentar a resistência do povo do Saara Ocidental.
Lembrando, em nota ao PressMinho, que o Saara Ocidental é a última colónia africana, ocupada ilegalmente por Marrocos desde 1975, Ricardo Cerqueira, deputado municipal em Vila Verde, afirma que “Marrocos demonstra mais uma vez desrespeito pelo direito internacional e pelas recomendações da ONU, subjugando de forma agressiva o território do Saara Ocidental e a sua população”.
A propósito da resistência do povo sarauí à ocupação marroquina, o bloquista sustenta que Portugal deve “ser coerente com o n.º 3 do artigo 7.º da Constituição da República, reconhecendo “o direito dos povos à autodeterminação e independência e ao desenvolvimento, bem como o direito à insurreição contra todas as formas de opressão”” e repudiar a expulsão de Rafael Lomba.
Recorda que no trabalho fotográfico do vilaverdense “são habituais e explicitamente notórias as suas preocupações sociais”, acompanhando e documentando várias manifestações e movimentos sociais tanto no país como no estrangeiro.
Ricardo Cerqueira enumera, a título de exemplo, os relatos fotográficos das dificuldades vividas pela população ucraniana em êxodo forçado, ou o acompanhamento da comunidade cigana de Vila Verde durante a pandemia, cujas quotidianas vulnerabilidades foram, nesse período, muito agravadas.
Fernando Gualtieri (CP 7889)