Está encerrada a especulação: Bob Dylan não irá à cerimónia da Academia Sueca para receber o Nobel da Literatura, com o qual foi distinguido no passado mês de outubro.
A notícia está a ser avançada pela agência France Press, que cita a Academia. O músico terá informado, através de uma “carta pessoal”, que tem “outros compromissos” que o impedem de comparecer.
Em comunicado, a Academia revelou que Dylan gostaria muito de receber o prémio pessoalmente em Estocolmo, no próximo dia 10 de Dezembro, mas que “outros compromissos” impedem “infelizmente” que esteja presente. Na missiva que enviou, o músico disse ainda sentir-se “extremamente honrado” por ter sido galardoado com o Nobel da Literatura.
Nos dias que se seguiram à revelação do Nobel da Literatura de 2016, Dylan não respondeu às tentativas de contacto da Academia Sueca, que queria informá-lo oficialmente do galardão. Passaram cerca de 15 dias até que o músico admitiu ter ficado “muito honrado” com o Nobel, mas “sem palavras”, por lhe ter sido difícil de acreditar., no final de outubro.
Já em relação à cerimónia de entrega do Nobel, Dylan disse ao jornal Telegraph que estaria “absolutamente” em Estocolmo para receber o prémio. Mas só “se for possível”, acrescentou.
A atribuição do prémio obriga a que Dylan seja orador numa conferência até Junho do próximo ano.
FG (CP 1200) com DN