As bolachas e farripas de citrinos biológicos da Quelha Branca e o novo vinho loureiro Socalcos do Bouro, ambos produzidos em Amares, são os mais recentes produtos da marca territorial Namorar Portugal, lançada pelo município de Vila Verde.
Este ano, a Quelha Branca apresenta bolachas em cinco variedades – canela, canela e erva-doce, gengibre, café e avelãs e laranja – e farripas de tangerina, “dois produtos certificados biológicos”, segundo Arminda Costa.
No caso de Socalcos do Bouro, a novidade é um vinho loureiro. “O facto de ser monocasta tem um problema: ou as pessoas apaixonam-se para a vida ou não gostam”, realçou Vítor Gonçalves.
Segundo o responsável, em comparação com o outro vinho já apresentado, que juntava as castas loureiro, arinto e trajadouro, este “é mais leve, mais elegante, menos complexo”.
PARCERIA ENTRE OS TERRITÓRIOS
Os representantes dos municípios de Amares e de Vila Verde realçaram as potencialidades da parceria entre os dois territórios, traduzida neste ‘Mês do Romance’, em que o concelho de Amares está representado com quatro produtos.
“Os territórios não são concorrentes, são complementares, porque têm estratégias mútuas. É necessário que os municípios trabalhem numa rede de parcerias, agregando vontades e energias”, defendeu António Vilela.
Para o autarca vilaverdense, o projecto Namorar Portugal pretende, desde Vila Verde, “representar bem os portugueses e a cultura portuguesa em todos os mercados”, espalhando-se por todo o país.’
Na perspectiva do ‘vice’ da Câmara de Amares, Isidro Araújo, a Quelha Branca e Socalcos do Bouro são duas “referências” no concelho, conseguindo produtos “muito marcantes” e “exemplares” da estratégia que deve ser seguida.
“A Quelha Branca representa bem o conceito de empreendedorismo e inovação, sendo uma referência de grande qualidade nos derivados de laranja. Socalcos do Bouro tem uma qualidade acima da média, com uma grande preocupação de fazer bem e fazer bom”, frisou.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)