Microplásticos foram encontrados, embora em quantidades reduzidas, em várias praias do Alto Minho, enquanto na Galiza, as bolinhas de plástico já contaminam os areais de 46 praias, e são responsáveis pela morte de quatro animais.
Segundo os últimos dados da Autoridade Marítima Nacional (AMN), algumas dezenas destas bolinhas brancas de plástico foram encontradas em Vila Praia de Âncora (Caminha) e Afife, Paçô, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa e Forte do Cão (Viana do Castelo).
Galiza, as bolinhas de plástico já contaminam os areais de 46 praias, e são responsáveis pela morte de quatro animais. A organização de conservação do ambiente galega NoiaLimpa tornou público um mapa onde estão identificados os locais onde os microplásticos foram localizados.
A associação adianta que em Grove, Ribeira e Valdoviño fora, instalados contentores para a recolha de pellets.
Não sendo biodegradáveis, estas pequenas bolas, com os anos, fragmentam-se em nanopartículas, microplásticos que entram na cadeia alimentar marinha.
Na passada quarta-feira a Autoridade Marítima Nacional assegurou estar a monitorizar estas partículas tentando antecipar uma eventual deslocação para Portugal, e a preparar um plano de contingência para remover o material.
Recorde-se que em Dezembro, ao largo de Viana do Castelo, um barco perdeu um contentor com uma carga de 15 toneladas deste material.