A Confraria do Bom Jesus, em Braga, apresentou esta sexta-feira os números referentes a 2023, que mostram um “record histórico” de visitantes – mais de dois milhões – e uma “ligeira redução” no número de casamentos.
Em comunicado, na página oficial da Arquidiocese, a Confraria refere que os mais de dois milhões de visitantes constituem “um record histórico e notável”, demonstrativo que “o Bom Jesus continua a ser um espaço privilegiado para atrair e acolher visitantes, peregrinos e turistas”.
A Confraria destaca que as JMJ, realizadas no mês de Agosto em Lisboa, “transformou também o Bom Jesus, tornando-o num dos epicentros da Pré-Jornadas em Portugal”.
“A massa humana de jovens trouxe alegria, vida e cor ao Bom Jesus. As sementes foram lançadas e no Pós-JMJ voltamos a receber milhares de jovens que, antes de regressar aos seus países, decidiram passaram pelo Bom Jesus”, acrescenta o comunicado.
OUTROS NÚMEROS
A Confraria avança ainda que em 2023, foram 117 casais a casarem no Santuário, e 87 crianças aí foram baptizadas,” uma ligeira redução relativamente ao ano anterior, justificada pelo facto de a maioria dos casamentos adiados pela pandemia se se ter realizado em 2022”, refere o documento.
A celebração mais marcante, segundo a Confraria, “foi a Peregrinação Penitencial que uniu a Igreja de Santa Cruz e o Bom Jesus, percorrendo as ruas da cidade e que contou com a presença de D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga”.
A nota destaca ainda o “Elevador do Bom Jesus que transportou cerca de 400 mil pessoas e integrou a lista de exemplos da memória industrial na Rede Nacional de Turismo Industrial”.
Quanto à sustentabilidade, a Confraria realça as “plantações na Bouça do Souto, num total de mais de 3.000 árvores plantadas no ano de 2023”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)