A Câmara de Esposende aprovou, por unanimidade, na sessão do Executivo realizada esta quinta-feira, a concessão de apoios financeiros que ultrapassam os 64 mil euros. Desta verba, 35 mil euros destinam-se às corporações de bombeiros de Esposende e de Fão
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende e a Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários de Fão recebem, cada uma, o montante de 17.500 euros.
Este apoio é justificado pela missão dos soldados da paz no plano da Protecção Civil e pelo serviço que prestam ao nível da prevenção, protecção e socorro e reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afectadas por acidentes e catástrofes.
Com periodicidade anual, esta verba atribuída pelo município, insere-se nos diversos apoios municipais concedidos às duas corporações concelhias, nomeadamente através da comparticipação financeira para a aquisição de viaturas e de outros equipamentos e a requalificação das instalações dos bombeiros.
Dentro dos apoios inscrevem-se, ainda, os encargos financeiros relativos aos seguros de acidentes de trabalho, da frota automóvel, de responsabilidade civil, de transporte de doentes e de embarcações das associações humanitárias de bombeiros do concelho.
O município comparticipa anualmente, com 70 mil euros (35 mil euros a cada corporação) para o funcionamento das duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) no concelho.
A Câmara esposendense tem também estabelecidos protocolos de cooperação com os bombeiros de Esposende e de Fão, respectivamente para as áreas da formação e para a recolha e transporte de animais errantes feridos, que implicam a respectiva comparticipação financeira.
OUTROS APOIOS
Para completar a sua missão de apoio a famílias carenciadas, a Associação Esposende Solidário recebe 25 mil euros e o Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses a comparticipação de mais de 4 mil euros para reparar uma viatura.
Na reunião camarária foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro de 25 mil euros à Esposende Solidário, Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado. Esta verba destina-se à prossecução do serviço que presta à população deste concelho, nomeadamente a expressa necessidade manifestada e que obriga à aquisição de bens e concretização de pequenas intervenções no edificado.
Por último, o Executivo aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 4288 euros, ao Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, para fazer face aos custos associados com a reparação de uma viatura usada para transportar os atletas de formação, quer para treinos, quer para competições.